sexta-feira, 23 de julho de 2010

Patriotismo


É muito bom entender o patriotismo de competições internacionais.
E se você entender, por favor me explica.
Passada a Copa do Mundo, quantas pessoas você vê usando uma camisa do Brasil? Não falo nem de uma camisa da seleção, uma camisa que lembre o país.
É engraçado ver um monte de gente falando: "Essa porra desse país, uma droga, não tem nada que preste, só tem político corrupto e gente safada" e quando chega em época de Copa ou Olimpíadas todo mundo se junta pra torcer pelo Brasil, pra amar a Pátria e jogar no Orkut: "Vamo nessa Brasil".
A pior parte disso é simplesmente saber que uma nação está sendo levada por uma competição, que tem poucas pessoas que representam um país e que se esses representantes ganham o país está em alta, mas se eles perdem o país volta a ser uma droga e piora, já que as pessoas perdem a autoestima com isso.
Me engano com a pior parte, porque a pior é quando o "Brasil é o país do futebol". Sabe onde é que o futebol melhora a vida dos brasileiros? Em nenhum momento. Sabe quando o futebol melhora a renda de uma família? Só quando seu filho é um jogador.
Não estou dizendo que deve ser um esporte desprezado, mas não deve ser algo idolatrado como aqui. É muito mais importante pras pessoas hoje, que você jogue futebol do que você saiba ler, ou no mínimo saiba cantar o hino nacional, porque alguns dos próprios representantes do seu país não sabe.
Alguém que está representando o seu país numa competição internacional, não canta o hino!
E o que é mais absurdo é ver as falhas do seu país, como educação e saúde continuarem precárias e uma opção completamente fútil (do ponto de vista de algo necessário ao povo), ter muito mais valor que isso.

Reflitam
Felipe Peixoto

Um comentário:

  1. Poisé,né?Sinto informar que o futebol não vai melhorar a renda da minha família.. uashsauh.Amei o post,Felipilds! *-*

    ResponderExcluir