quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mídia e futilidades

Engraçado perceber como a mídia manipula cada vez mais as massas. Cada dia que passa percebemos que as pessoas não passam mais a formar a sua opinião, elas simplesmente discutem o que veem no jornal e lançam os mesmos argumentos da tv. A utilidade dos programas da rede aberta de tv não possui uma crítica contrutiva, com raras exceções inconvenientes. Programas como "O melhor do Brasil", mostram cada vez mais o pior do Brasil e o que faz a má fama do país.
É o mesmo que me faz pensar sobre os propósitos de revistas como a Capricho, voltada para o público feminino adolescente e que mostra algumas matérias interessantes (tive que ler algumas pra postar sobre isso), mas percebemos que não é o intuito da revista, construir opinião. O que ela tenta passar é na maioria das vezes gente famosa e bonita e que no fim das contas, saber coisas sobre a vida daquelas pessoas ou tornar-se um fã doentio delas é algo que influencia em nada na sua vida. Ainda continuo acreditando que o propósito dela é passar essas futilidades e colocar algumas matérias interessantes só pra constar. Olhar uma revista com gente muito bonita e cheia de coisas torna a maioria das pessoas desestimuladas pelo que realmente são, uma desvalorização de si (não entenda que uma super estima é necessário). Vemos cada vez mais garotinhas loucas por pessoas que não sabem que você existe. Você admirar alguem com talento é diferente de admirar alguem só porque aquela pessoa é famosa. Existe tanta gente mais perto de você que merece muito mais a sua admiração do que esses famosos.
Quer um exemplo?
Taylor Lautner.
Quando o cara tava atuando no primeiro filme do crepúsculo (foi quando pudemos conhecer ele no cinema, pelo menos a maioria das pessoas) ninguem dava nada por ele, não houve uma dessas fãs que falasse que o cara trabalhava bem. Bastou o cara melhorar o visual nos filmes seguintes que a mulherada caiu desesperada em cima. E convenhamos que é um saco quando uma mulher fica com essas frescurinhas (tava querendo falar isso faz tempo /risos).
A questão é: não se deixe levar por esse tipo de influência, forme sua opinião e saiba ver os outros com os mesmos olhos sempre.
Conheça os lados das situações e não confie sempre só em uma pessoa. Uma pesquisa que vi numa aula de Filosofia mostrou que a maioria dos brasileiros confiam no William Bonner e no Sílvio Santos (sempre bom procurar gente que presta pra confiar).
Eles estão fazendo os trabalho deles, mas não significa que estejam falando sempre a verdade. Prova disso é um documentário feito sobre a rede Globo, quem puder, assiste aí : Para além do cidadão Kane.
Vou deixar um video pra vocês curtirem aí, e verem que pode ter música boa com letra que preste.
Desculpas pelo post meio louco, eu estou com sono e preciso dormir, prometo que capricho mais nos próximos.

Felipe Peixoto

Um comentário: